- SE ALGUÉM REZAR PEDINDO PACIÊNCIA, ACHA QUE DEUS DARÁ PACIÊNCIA OU DEUS DARÁ A OPORTUNIDADE DE SER PACIENTE?
- SE PEDIMOS CORAGEM, DEUS NOS DÁ CORAGEM OU OPORTUNIDADE DE SERMOS CORAJOSOS?
- SE ALGUÉM PEDE QUE A FAMÍLIA SEJA MAIS UNIDA, ACHA QUE DEUS UNE A FAMÍLIA COM AMOR E ALEGRIA OU DÁ A ELES A OPORTUNIDADE DE SE AMAREM? ...
...
Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
"Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!".
Autor Desconhecido
É tao mais fácil sentar e esperar cair dos céus. Levantar e mudar, começar, iniciar, ver além, agradecer ... Parece que ninguém prometeu que seria tranquilo, com certezas no caminho, ou que seríamos arrastados pela forte correnteza do "Velho Chico".
As pedras do caminho são inevitáveis, mas também não são eternas, não dá mais para ficar sentando esperando que elas saiam da frente para que a passagem fique livre. A dor e seu aprendizado não são opcionais, não fazem parte de escolhas, mas encarar de peito erguido é o que faz de nós pessoas diferentes e ensina a valorizar as felicidades, no meio da trajetória. Fazer uma vida nova independe do que tenhamos feito no passado. Antes de perdoarmos a terceiros, o perdão inicial deve ser interno.
Engraçado lembrar da tangerina, também tinha problemas com elas. Infelizmente meu pai não estava por perto para me ajudara a fazer o primeiro rasgo. Quando criança tentava, machucava as mãos enchia minhas unhas com parte branca inutilizável da tangerina, e tinha sempre pouco sucesso ou um sucesso abaixo do esperado. Mas, observando meu mundo, o mundo ao meu redor, conheci o grande instrumento "faca", e ela, "a faca", passou a ser o meu " começa o começo". Não dava para esperar por terceiros algo que tinha que ser feito por mim, desde o início. Uma das frutas que mais como até hoje, mesmo não sendo uma das que mais gosto. Será que ela se tornou importante para mim pela dificuldade que me deu, ou pela oportunidade de aprender?
Nenhum comentário:
Postar um comentário